terça-feira, 14 de junho de 2011

In Natura


“In Natura” é um projeto artístico que, através de efeitos de sobreposição de imagens, busca trazer uma reflexão acerca da consciência ambiental, com fotografias de paisagens naturais fundidas à imagem da modelo Natália Agra, em efeitos que levam o espectador a perceber uma relação harmônica entre humanidade e natureza.

O projeto foi desenvolvido para apresentação na disciplina de “Arte e Tecnologia”, ministrada pelo professor Ronaldo Bispo no curso de Comunicação Social - UFAL, sendo fundamental para o mesmo uma relação direta com os conteúdos abordados em sala.

A idéia de utilizar a sobreposição de imagens veio a partir de uma fotografia que criei em 2010, a qual intitulei “Realidade Freakshow”, inspirada numa música de mesmo nome, da cantora Sabrina Sanm. “Realidade Freakshow”, por sua vez, não é uma idéia original, mas partiu da identificação com a obra “Sobre todas as peles”, de Fernanda Capibaribe, que foi exposta no Centro Cultural Sesi no mesmo ano. 

No caso do projeto “In Natura”, as fotografias de Natália Agra foram tiradas com a câmera de um celular (Motorola EX112, 3.0 Mega Pixels) e manipuladas através do programa Adobe Photoshop CS4, que já uso com grande freqüência para experimentar novas possibilidades de manipulações de imagens. As fotografias de paisagens e demais imagens foram usurpadas do “Santo Google”, o que facilitou bastante a busca por complementos adequados para a criação.  


5 comentários:

  1. Incrível a sua capacidade de surpreender sempre! Trabalho lindo, de uma sensibilidade única!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bacana! Observei as imagens e depois fechei os olhos para guardá-las como as imagens de um sonho: coisas que saem de dentro a gente interpreta assim...olhando para dentro... Ficou fantástico o seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. AAAHHHH... OBRIGADO MESMO! Fiquei bem feliz com o resultado!

    ResponderExcluir
  4. Meco, eu quero ser você quando crescer! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Se for em tamanho, você ja me passou faz tempo, L.A! rsrsrs... Abração!

    ResponderExcluir